MESTRE CAMISA - A CAPOEIRA TAMBÉM ILUMINADA

No ultimo texto aqui no blog falei sobre um filme que conta a historia do Mestre Bimba, um dos nomes mais importantes para a capoeira mundial ( se não leu ainda CLIQUE AQUI). Contudo, hoje no período capoeirístico pós-Mestre Bimba existe outro nome também muito importante para a capoeira mundial e para a sociedade em geral. Uma lenda viva que mudou, profissionalizou e instituiu a capoeira como meio de vidas para muitos inclusive para mim partindo do princípio de socializar com a capoeira.

Falo de José Tadeu Carneiro Cardoso, conhecido como Mestre Camisa (Jacobina, 1955 um mestre de capoeira brasileiro reconhecido pelos quatro cantos do mundo, ainda sem um documentário disponível para assistir como o de Mestre Bimba, porém contando comdiversas entrevistas excelentes onde Mestre Camisa conta mais sobre sua trajetória de vida diferente de Mestre Bimba que não teve naquela época a mesma oportunidade. Para assistir a mais recente (hoje 18/01/2018) CLIQUE AQUI para assistir.

José Tadeu Carneiro Cardoso, iniciou-se na Capoeira nos anos 60, com seu irmão mais velho, Camisa Roxa. Em seguida mudou-se para Salvador, indo morar na Lapinha, onde continuou a praticar Capoeira nas rodas de rua, principalmente nas de Mestre Valdemar e Traíra, que eram realizadas na Rua Pero Vaz, posteriormente foi treinar na academia de Mestre Bimba onde se formou. Rodou todo o Brasil fazendo demonstrações de Capoeira na equipe de seu irmão, Camisa Roxa. Em 1972, com 16 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro e começou a dar aulas em academias. No Rio de Janeiro, Camisa se dedicou a pesquisa da Capoeira, desenvolveu seu próprio método de ensino, seguindo os conceitos inovadores de Mestre Bimba.


Passou a ensinar capoeira pelo grupo Senzala. Por volta de 1988 separou-se deste grupo e fundou a Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira (Abadá-Capoeira).

Viajou pra mais de 60 países divulgando a cultura brasileira e ensinando capoeira. Hoje, com os núcleos de capoeira já desenvolvidos, viaja o mundo ministrando palestras e cursos de capoeira nos 5 continentes.

Em 2011 recebeu o título de Doutor Honoris Causa ao Mestre Camisa, outorgado em 28 de maio de 2010 pelo Conselho Universitário da Universidade de Uberlândia. Indicado como personalidade eminente que contribui de modo relevante para o desenvolvimento da cultura afro – brasileira e detém valioso conhecimento sobre capoeira, Patrimônio Imaterial Brasileiro e se distingue por sua atuação cultural, social e educacional no Brasil e no exterior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CULTURA BRASILEIRA

JONGO

LAMPIÃO, MARIA BONITA E 7 FATOS SOBRE O CANGAÇO