CULTURA BRASILEIRA

Vou falar aqui no blog sobre algumas culturas brasileiras específicas e foi isso que me despertou o interesse em escrever sobre por algo mais profundo, pois ainda que eu já tivesse pesquisado bastante sobre a cultura brasileira, eu ainda não havia escrito ainda nada que preparasse o leitor para o entendimento da origem das culturas como um todo e por ser um amante do Brasil e de suas culturas, tentei humildemente no texto abaixo resumir um pouco da nossa cultura, fruto da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população, resultado da integração de elementos das culturas indígena, do português colonizador, do negro africano e também dos imigrantes.
image
Foram muitas as contribuições dos índios brasileiros para a nossa formação cultural e social. Do ponto de vista étnico, contribuíram para o surgimento de um indivíduo tipicamente brasileiro: o caboclo (mestiço de branco e índio). Contribuíram também com o vocabulário, o qual possui inúmeros termos de origem indígena, como pindorama, anhanguera, ibirapitanga, Itamaracá, entre outros. Com o folclore, permaneceram as lenda como o curupira, o saci-pererê, o boitatá, a iara, dentre outros. Influenciaram ainda na culinária que se fez mais presente em certas regiões do país onde alguns grupos indígenas conseguiram se enraizar. 
Portugal foi o país europeu que exerceu mais influência na formação da cultura brasileira, visto que os portugueses realizaram uma transplantação cultural para a colônia, destacando-se a língua portuguesa, falada em todo o país, e a religião marcada por festas e procissões. As instituições administrativas, o tipo de construções dos povoados, vilas e cidades e a agricultura fazem parte da herança portuguesa. No folclore brasileiro é evidente o grande número de festas e danças portuguesas que foram incorporadas ao país. Entre elas, a cavalhada, o fandango, as festas juninas (uma das principais festas da cultura do nordeste) e a farra do boi. As lendas do folclore (a cuca e o bicho papão), as cantigas de roda (peixe vivo, o cravo e a rosa, roda pião etc.) permanecem vivas na cultura brasileira.
O negro africano foi trazido para o Brasil para ser empregado como mão de obra escrava. Conforme as culturas que representavam (ritos religiosos, dialetos, usos e costumes, características físicas etc.) formavam três grupos principais, os quais apresentavam diferenças acentuadas: os sudaneses, os bantos e o malês. (sudaneses islamizados). Salvador, no nordeste do Brasil, foi a cidade que recebeu o maior número de negros, e onde sobrevivem vários elementos culturais. São exemplos o “traje de baiana”, com turbante, saias rendadas, braceletes, colares, a capoeira e os instrumentos de música como o tambor, atabaque, cuíca, berimbau e afoxé. De modo geral, a contribuição cultural dos negros foi grande: Na alimentação, vatapá, acarajé, acaçá, cocada, pé de moleque etc; Nas danças (quilombos, maracatus e aspectos do bumba meu boi) Nas manifestações religiosas (o candomblé na Bahia, a macumba no Rio de Janeiro e o xangô em alguns estados do nordeste).
Os imigrantes deixaram contribuições importantes na cultura brasileira. A história da imigração no Brasil começou em 1808, com a abertura dos portos às nações amigas, feita por D. João. Para povoar o território, vieram famílias portuguesas, açorianas, suíças, prussianas, espanholas, sírias, libanesas, polonesas, ucranianas e japonesas, as quais se estabeleceram no Rio Grande do Sul. O grande destaque foram os italianos e os alemães, que chegaram em grande quantidade. Eles se concentraram na região sul e sudeste do país, deixando importantes marcas de suas culturas, principalmente na arquitetura, na língua, na culinária, nas festas regionais e folclóricas. A cultura vinícola do sul do Brasil se concentra principalmente na região da serra gaúcha e de campanha, onde predomina descendentes de italianos e alemães. Na cidade de São Paulo, o grande fluxo de italianos fez surgir bairros como o Bom Retiro, Brás, Bexiga e Barra Funda, onde é marcante a presença de italianos. Com eles vieram as massas típicas como a macarronada, a pizza, a lasanha, o canelone, entre outras.
image
Hoje o brasil continua se miscigenando abrindo as portas para a imigração com leis que beneficiam por exemplo os que aqui chegam e deixo claro que não quero discutir sobre esse tema específico haja vista que este blog não trata de assuntos políticos (para isso eu tenho o blog pessoal). Porém é interessante entendermos como toda essa mistura formou e forma aquilo que somos e como ainda podemos ser influenciados, moldados, mudados ou até mesmo criadores de novas culturas.OU aqui no blog sobre algumas culturas brasileiras específicas e me despertou o interesse em escrever sobre por algo mais profundo, pois ainda que eu já tivesse pesquisado bastante sobre a cultura brasileira, eu ainda não havia escrito ainda nada que preparasse o leitor para o entendimento da origem das culturas como um todo e por ser um amante do Brasil e de suas culturas, tentei humildemente no texto abaixo resumir um pouco da nossa cultura, fruto da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população, resultado da integração de elementos das culturas indígena, do português colonizador, do negro africano e também dos imigrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LAMPIÃO, MARIA BONITA E 7 FATOS SOBRE O CANGAÇO

JONGO